Estar mais próximo da população é uma das premissas da Prefeitura de Sobral. Com esta finalidade, a Secretaria das Finanças (Sefin) realizou, nesta quinta-feira (05/05), na Praça São João, a campanha “IPTU mais perto de você”. A iniciativa teve o intuito de dinamizar o atendimento, oferecendo um serviço especial para os contribuintes na regularização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

No local, mais de 40 contribuintes foram atendidos e puderam contar com orientações, esclarecimentos e a realização da emissão do boleto do IPTU, levando facilidade também aos sobralenses que têm dificuldade de acesso à internet. Maria do Carmo, moradora do bairro Alto da Brasília, falou da importância da ação realizada pela Secretaria das Finanças. “Tenho dificuldades de locomoção e estava com a minha família na praça. Fui atendida de maneira rápida e pude resolver o meu problema, parabéns a todos pela iniciativa”.

A ação “IPTU mais perto de você” também teve o intuito de levar mais comodidade aos contribuintes de Sobral, com um horário estendido até as 20h, facilitando o acesso de pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem comparecer em locais como o Espaço do Contribuinte e o Vapt Vupt. Orlando Feitosa, que estava na praça acompanhando o seu pai, elogiou a campanha .“ Fui muito bem atendido e me receberam muito bem, estava precisando resolver pendências do meu pai relacionadas ao IPTU e não consigo ir ao Espaço do Contribuinte porque estou trabalhando nesse horário, então essa ação realizada pela Prefeitura durante o horário da noite foi maravilhosa”.

A iniciativa também incentivou a arrecadação do tributo junto à população. Com os recursos do IPTU a Prefeitura consegue investir, por exemplo, na construção de escolas, praças, hospitais e melhorias na infraestrutura da cidade como um todo. Para a realização da ação, a Sefin contou com o apoio das secretarias da Cultura e Turismo (Secult) e do Trânsito e Transportes (Setran).

O IPTU poderá ser pago em até oito parcelas. A primeira parcela vence dia 10 de maio. Para aderir ao parcelamento, o valor do IPTU deve ser igual ou superior a R$100 e a parcela não poderá ser inferior a R$ 50. A cota única poderá ser paga com os seguintes descontos: até o dia 10 de maio, desconto de 10%; de 11 de maio até 10 de junho, desconto de 7%; e de 12 de junho até 11 de julho de 2022, desconto de 5%.