Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Sobral se classificou com conceito B no índice de Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional (Capag), que analisa a situação fiscal dos municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.

O cálculo é feito anualmente e tem o intuito de avaliar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

Sobral se destaca na classificação B porque conta com uma boa adimplência financeira, com o cumprimento de todos os prazos legais para encaminhamento das contas do município, aplicando recursos acima do mínimo constitucional em áreas como saúde e educação, e mantém as despesas abaixo do que preconiza a lei de responsabilidade fiscal e, especialmente, com baixo nível de endividamento.

A boa performance ocorreu pelo desempenho nos critérios de Endividamento (A), Poupança Corrente (B) e Liquidez (A). Os indicadores de endividamento, poupança corrente líquida e liquidez permitem avaliar a solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação do caixa, relação entre disponibilidade financeiras e obrigações.

O ranking avalia também a solidez financeira e fiscal dos índices federados dos municípios, controlando assim os índices de gastos e poupanças que cada um possui.

A Capacidade de Pagamento é uma classificação de risco elaborada pelo Tesouro Nacional para avaliar a situação fiscal de estados, distrito federal e municípios e identificar aqueles que são capazes de honrar os seus compromissos.

Facebook